Olá pessoal do 1º ano "B" e "C"! Mais uma semana se inicia e a nossa discussão estará voltada para a reflexão sobre os elementos da comunicação e as diferentes funções da linguagem. Segue em anexo a lista de atividades sobre as funções da linguagem. A lista deverá ser impressa e entregue até o dia 07/03/2013. Desde já agradeço a atenção de todos e bons estudos!
Professor Luiz Augusto.
COLÉGIO ESTADUAL DONA TORINHA
LISTA DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO__________________________________________________________SERIE:
1º______
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1.
Os trechos transcritos foram extraídos de um
livro infantil. Leia-os atentamente e identifique as funções da linguagem neles
presentes, justificando sua resposta.
“Solidão é uma ilha com saudade de barco.”
“Vontade é um desejo que cisma que você é a casa
dele.”
FALCÃO,
Adriana. Mania de explicação. São
Paulo: Moderna, 2001.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às
questões 2 e 3.
Comunicação
“É
importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você
quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um... um... como é mesmo o
nome?
‘Posso
ajudá-lo, cavalheiro?’
‘Pode.
Eu quero um daqueles, daqueles... ’
‘Pois
não?’
‘Um...
Como é mesmo o nome?’
‘Sim?’
‘Pombal!
Um... Um... Que cabeça a minha. A palavra me escapou por completo. É uma coisa
simples, conhecidíssima. ’
‘Sim
senhor. ’
‘O
senhor vai dar risada quando souber. ’
‘Sim
senhor. ’
[...]”
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Zoeira. Porto
Alegre: L&PM, 1987.
2.
O trecho é parte de um texto em que um comprador
se esforça para explicar a um vendedor como é o objeto que deseja, pois não
consegue se lembrar do nome daquilo que quer comprar. É possível identificar,
no diálogo travado, o predomínio de uma das seis funções da linguagem.
a. Que
função é essa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Que
elementos comprovam sua resposta ao item anterior?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Poderíamos afirmar que, em vista do diálogo
travado entre as duas personagens, o título do texto é irônico? Justifique sua
resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto para as questões 4 e 5.
A questão é começar
“Coçar
e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar,
mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização
apressada, o ‘bom dia’, o ‘boa tarde, como vai?’ já não funcionam para engatar
conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou do futebol.”
MARQUES, M.O. Escrever é preciso. Ijuí: Unijuí, 1997.
P.13.
4.
(PUC – SP, adaptada) Observe a seguinte
afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o ‘bom dia’, o
‘boa tarde’ já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo,
fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja
meta é “quebrar o gelo”. Que função é essa?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
Pela leitura do texto, é possível identificar um
“motivo” para o desaparecimento, segundo o autor, de uma das funções da linguagem.
Que motivo seria esse?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
nao respostas me ajuda
ResponderExcluirpreciso das respostas
ResponderExcluirRespostas?
ResponderExcluir