segunda-feira, 4 de março de 2013

Lista de Atividades - Funções da Linguagem 1º "B" e "C"

Olá pessoal do 1º ano "B" e "C"! Mais uma semana se inicia e a nossa discussão estará voltada para a reflexão sobre os elementos da comunicação e as diferentes funções da linguagem. Segue em anexo a lista de atividades sobre as funções da linguagem. A lista deverá ser impressa e entregue até o dia 07/03/2013. Desde já agradeço a atenção de todos e bons estudos!


Professor Luiz Augusto.





COLÉGIO ESTADUAL DONA TORINHA
LISTA DE ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO__________________________________________________________SERIE: 1º______
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1.       Os trechos transcritos foram extraídos de um livro infantil. Leia-os atentamente e identifique as funções da linguagem neles presentes, justificando sua resposta.
“Solidão é uma ilha com saudade de barco.”
“Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele.”
FALCÃO, Adriana. Mania de explicação. São Paulo: Moderna, 2001.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o texto para responder às questões 2 e 3.
Comunicação
                “É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um... um... como é mesmo o nome?
                ‘Posso ajudá-lo, cavalheiro?’
                ‘Pode. Eu quero um daqueles, daqueles... ’
                ‘Pois não?’
                ‘Um... Como é mesmo o nome?’
                ‘Sim?’
                ‘Pombal! Um... Um... Que cabeça a minha. A palavra me escapou por completo. É uma coisa simples, conhecidíssima. ’
                ‘Sim senhor. ’
                ‘O senhor vai dar risada quando souber. ’
                ‘Sim senhor. ’
                [...]”
VERÍSSIMO, Luís Fernando. Zoeira. Porto Alegre: L&PM, 1987.
2.       O trecho é parte de um texto em que um comprador se esforça para explicar a um vendedor como é o objeto que deseja, pois não consegue se lembrar do nome daquilo que quer comprar. É possível identificar, no diálogo travado, o predomínio de uma das seis funções da linguagem.
a.       Que função é essa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b.      Que elementos comprovam sua resposta ao item anterior?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.       Poderíamos afirmar que, em vista do diálogo travado entre as duas personagens, o título do texto é irônico? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Texto para as questões 4 e 5.
A questão é começar
                “Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o ‘bom dia’, o ‘boa tarde, como vai?’ já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou do futebol.”
MARQUES, M.O. Escrever é preciso. Ijuí: Unijuí, 1997. P.13.
4.       (PUC – SP, adaptada) Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o ‘bom dia’, o ‘boa tarde’ já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Que função é essa?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       Pela leitura do texto, é possível identificar um “motivo” para o desaparecimento, segundo o autor, de uma das funções da linguagem. Que motivo seria esse?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 comentários: